Pesquisar este blog

sábado, 8 de maio de 2010

Black-eye Galaxy M64


À primeira vista, M64 parece ser uma galáxia espiral bastante normal. Como na maioria das galáxias, todas as estrelas em M64 estão orbitando na mesma direção, no sentido horário como visto na imagem do Hubble. A galáxia M64 ou NGC4826 situa-se na Constelação Cabeleira da Berenice, (Coma Berenices), onde a estrela mais brilhante é a Diadema. Área 386, Equatorial.

No entanto, recentes estudos aprofundados, levaram à descoberta notável de que o gás interestelar nas regiões periféricas da M64 gira na direção oposta do gás e das estrelas nas regiões interiores. A região do interior tem um raio de apenas cerca de 3000 anos-luz, enquanto a seção externa estende-se outros 40.000 anos-luz. Este padrão é acreditado para provocar a criação de muitas novas estrelas em torno da fronteira que separa as duas regiões.

Uma colisão de duas galáxias, deixou um sistema de estrelas se fundirem, com uma aparência incomum, assim como movimentos internos bizarros. Os astrônomos acreditam que o gás de rotação oposta da M64 surgiu quando absorveu uma galáxia satélite que se chocou com ela, talvez mais de um bilhão de anos atrás. A ativa formação de novas estrelas, está ocorrendo na região de cisalhamento, onde a rotação oposta colidem gases, são compactados, e nele contraídos.

Particularmente visível na imagem são azul de estrelas jovens e quentes, que acabam de constituir, juntamente com nuvens de gás hidrogênio rosa brilhante que fica fluorescente quando exposta à luz ultravioleta das estrelas recém-formadas. Dista aproximadamente 17 milhões de anos-luz da Terra.

A pequena galáxia que invadiu a sua vizinha já foi quase que completamente destruída, as suas estrelas ou fundida com a galáxia principal ou foram dispersas no espaço, mas os sinais da colisão persistem no movimento para trás do gás na borda externa do M64.

Nenhum comentário: