Pesquisar este blog

sábado, 8 de maio de 2010

Andrômeda em rota de colisão com a Via Láctea ?

Andrômeda acorrentada ao rochedo numa pintura de Gustave Doré.
Estudiosos e cientistas conseguiram prever, através de uma série de cálculos, que a nossa Via Láctea e Andrômeda estão se aproximando e colidirão. Teoricamente, o encontro aconteceria em cerca de 5 bilhões de anos, que é o período aproximado do fim do nosso Sol, nesta época, talvez, a vida na Terra nem exista mais da forma como a conhecemos. Portanto não há motivos de preocupação. Embora exista a possibilidade, os danos que tal colisão causaria são mínimos, e isso se deve ao fato dos espaços entre os astros serem muito grandes, reduzindo drasticamente a chance de colisões, o que também explica o fato de o sistema solar raramente entrar em contato com algum outro corpo celeste ao passar pelas nuvens mais densas da Via Láctea.
Provavelmente a nossa galáxia se fundirá com Andrômeda e ambas formarão uma mega-galáxia elíptica gigante. A existência da galáxia M31, ou NGC 224 relatada no ano 905 pelo astrônomo persa Azofi que ocupa uma grande área no céu, é o maior corpo celeste visivel o ano inteiro, contudo foi só com a invenção da luneta telescópica que em 1612 o astrônomo alemão Simon Marius pôde observá-la e finalmente "redescobri-la". Estrela mais brilhante em Andrômeda é Alpheratz na Área 722 da Região Boreal.
Na Mitologia Grega, Andrômeda era filha de Cefeu, rei da Etiópia, e de Cassiopeia. Foi acorrentada num rochedo como sacrifício para o fim da destruição da Etiópia, causada por um monstro enviado por Poseidon. Fora libertada por Perseu, que a recebeu em casamento. Partiu com Perseu para Argos e, em seguida, para Tirinto, onde viveram por muito tempo, tendo vários filhos, Alceu, Electrião, Estênelo, Gorgófona, Helio, Mestor e Perses.

Nenhum comentário: