Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2009

'Inimaginável' - Quanto o distante é realmente 'distante' ?

Ao longo de um ano, a estrela parece mover-se em uma elipse minúscula (ou um círculo) no céu. A estrela maior é, da Terra, menor é o círculo que aparece. Se o raio do círculo é tão pequeno que a partir da Terra parece span (valor entre o máximo e o mínimo) apenas um ângulo pequeno - um anúncio de 3600 um grau angular (segundo um "arco") - então a estrela é exatamente um parsec de distância. Um parsec corresponde a 3,26 anos-luz.
Escritores de Bonn, Alemanha (SPX) 15 de setembro de 2009
Falamos muitas vezes de "preços extremamente elevados 'grandeza astronômica' é uma forma comum de descrever tudo o que é extremamente grande. Por uma questão de fato, as unidades de medida são utilizadas no campo da astronomia que são muito maiores do que a escala que estamos acostumados na vida quotidiana. Por exemplo, a estrela mais próxima - Proxima Centauri - é de cerca de 40.000.000.000.000 km de distância. Este exemplo já mostra que a unidade de comprimento que estamos familiarizados com o kilometros, é totalmente inadequada para descrever as distâncias no Universo - mas quais unidades são mais adequadas? Bilhões e trilhões de quilômetros são apenas poucos passos de distância no espaço, e essas distâncias seria trazer-nos a apenas uma pequena parte do que é, para nós, o espaço observável. Portanto, no campo da astronomia, unidades especiais de comprimento são usadas, que se destinam a tornar mais fácil para comparar as distâncias no espaço. Dentro do nosso sistema solar, astrônomos geralmente distâncias estado como um múltiplo do raio médio da órbita da Terra em torno do sol. Esta "Unidade Astronômica" (UA) é 149.597.870.691 metros. Tornou-se amplamente utilizada, como vários métodos de medição fornecem seus resultados diretamente em unidades astronômicas e não em metros. O planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, é de 0,39 unidades astronômicas de distância do Sol, Júpiter é de 5,2 unidades astronômicas de distância e Netuno é 30,1 unidades astronômicas de distância. A distância até a Proxima Centauri é de cerca de 270.000 unidades astronómicas.
Dimensões utilizadas para o espaço - unidade astronomica UA , Ano-Luz e Parsec
A mais conhecida unidade de distância é o ano-luz. A distância que a luz viaja no vácuo em um ano cobre é 9.460.730.472.580.800 metros, ou cerca de 9,5 trilhões de quilômetros. A unidade ano-luz 'também indica o quão longe de volta ao passado, estamos olhando quando observamos objetos distantes cosmológicamente. Quando olhamos para o Sol (sempre com um filtro!), vemos como ele era em torno de 8,3 minutos atrás. A luz necessita de 4,22 anos para chegar até nós partindo de Proxima Centauri. Por outro lado, a unidade normalmente utilizada para distâncias entre as estrelas e galáxias é o "segundo de paralaxe", ou parsec (pc) para abreviar. Baseia-se a distância medida entre as estrelas que estão perto do sol. Como consequência da órbita anual da Terra em torno do Sol, a posição de uma estrela deste tipo parece mudar contra o pano de fundo fixo, longe de objetos. Isso é chamado de "parallax". Ao longo de um ano, a estrela parece mover-se em uma elipse minúscula (ou um círculo) no céu. A estrela maior é o da Terra, menor é o círculo aparece. Se o raio do círculo é tão pequena que a partir da Terra parece em span apenas um ângulo pequeno - um anúncio de 3600 um grau angular (segundo um "arco") - então a estrela é exatamente um parsec de distância. Um parsec corresponde a 3,26 anos-luz. A estrela Proxima Centauri tem o maior paralaxe, pois é mais perto da Terra e também do Sol do que qualquer outra estrela. Sua paralaxe é 0,772 segundo de arco, que corresponde a uma distância de cerca de 1,3 parsecs. A distância entre as galáxias é normalmente muitos milhões de parsecs e por isso é especificado no megaparsecs (Mpc).

Nenhum comentário: