Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As Luas de Júpiter

Amigo leitor,
A astronomia é muito mais divertida quando você não é um astrônomo. Hoje, 20 de Julho de 2009, faz 40 anos que o homem foi à Lua. Muitas pessoas duvidam do grande feito da engenhosidade humana, pois eu vos asseguro, é verdade ! Eu estava lá na praia de Pontal do Sul, em Julho de 69, quando a tevê "Invictus", marca que já não existe mais, mostrou no meio de muito chuviscos e estáticas um homem falando que aquele fato era um grande passo para a humanidade. Havia muitas celebridades, depoimentos, muita pompa e circunstância e coisas tais... Então fui dormir porque já era bem tarde, e fiquei pensando na solidão dos homens na Lua, na solidão da praia, na solidão dos astros. Mais tarde, bem mais tarde o Alceu Valença fez uma linda música sobre solidão, poesia e astronomia. Talvez, isso seja o que chamam de "Universos Paralelos"; quem sabe, né ?
Quanto a mim ? Um engenheiro errante, sei contruir muros, agora estou aprendendo a construir pontes... Tento explicar o que seja sistemas lineares e cíclicos, dentro de uma visão sistêmica. Pretendo através da Epistemologia, que é o conjunto de conhecimentos que têm por objeto o conhecimento científico, explicar os seus condicionamentos (sejam eles técnicos, históricos, ou sociais, sejam lógicos, matemáticos, ou lingüísticos), sistematizar as suas relações, esclarecer os seus vínculos, e avaliar os seus resultados e aplicações, uma revisão do modelo fordista.Mas, no sábado passado, 18 de Julho de 2009 estivemos no Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná, e tivemos um instante feliz. Havia uma condição atmosférica aberta, muito rara aqui em Curitiba. Foi possível observar Júpiter de forma esplendorosa, com toda a sua magnitude. Ele estava alí para ser visto e admirado. O céu estava aberto e por alguns instantes, alguns minutos, dava para ver as cores das estrelas Sirius e Vega que cintilavam como diamantes, além do aglomerado estelar de ômega do Centauro, com suas milhares de estrelas reunidas, uma condição de vista muito especial.
Enorme, Júpiter se apresentou com três de suas muitas Luas, dava para ver muito bem suas listas de lagarto. Suas luas ? Acho que era Io, Europa e Ganimedes, talvez Calisto, pode ser. Júpiter tem muitas Luas, não se sabe quem era quem, temos que aceitar as que foram vistas como Ganimedes, Io e Europa, as mais importantes. Temos que aceitar todos os fatos da vida como são. Não vá o diabo morar nos pequenos detalhes de saber quem era quem naquela hora...
Alceu Valença - 'Solidão'
------------------------
A solidão é fera, a solidão devora.
É amiga das horas prima irmã do tempo,
E faz nossos relógios caminharem lentos,
Causando um descompasso no meu coração.
Asolidão é fera,É amiga das horas,
É prima-irmã do tempo
É faz nossos relógios caminharem lentos
Causando um descompasso no meu coração.
A solidão dos astros;
A solidão da lua;
A solidão da noite;
A solidão da rua...

Nenhum comentário: