Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Táxi movido a energia solar atravessa 38 países


Palmer viajou por 38 países com seu táxi solar. Um carro movido a energia solar chegou ao 14º encontro da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC, na sigla em inglês), na cidade de Poznan, na Polônia, depois de passar por 38 países. Ao volante estava o professor suíço, Louis Palmer, que fez o percurso de 52 mil quilômetros em 17 meses. Segundo Palmer, o feito provou que a energia solar é uma alternativa viável aos combustíveis com base em petróleo e pode ajudar a combater o aquecimento global. Ele ressaltou, contudo, que o protótipo precisará de grandes modificações antes de poder ser produzido em massa. O pequeno veículo azul e branco com três rodas puxa um trailer com baterias carregadas pela exposição ao sol. Ele pode viajar por 300 quilômetros com uma só carga e atingir velocidades de 90 quilômetros por hora. Palmer está empenhado em inspirar os fabricantes de veículos a produzirem modelos menos danosos ao meio ambiente. "As pessoas adoram esta idéia de um carro solar", afirmou Palmer diante do prédio onde se realizará a Conferência. "Eu espero que a indústria automobilística dê ouvidos (...) e fabrique carros elétricos no futuro." O ativista disse que o carro a energia solar funcionou "como um relógio suíço", quebrando apenas duas vezes durante a longa jornada, que começou em Lucerna, na Suíça, em julho de 2007. Em trechos breves do percurso, ele foi acompanhado de celebridades. Palmer disse que seus passageiros incluíram o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon e o diretor de cinema americano James Cameron, entre outros.
Eletricidade
O carro é movido a energia solar, mas Palmer também levava uma bateria diferente para percursos noturnos ou em nações menos ensolaradas, tais como a Polônia, no inverno. Esta bateria era recarregada na eletricidade. Palmer disse que a construção do protótipo tem custo equivalente a duas Ferraris, mas, se produzido em massa, poderia custar 10 mil euros, com um extra de 4 mil euros para os painéis solares. O ativista disse que agora quer voltar para a casa: "Eu prometi a minha mãe que voltaria antes do Natal". Mas no ano que vem ele planeja organizar uma viagem com seis veículos para fazer uma volta ao mundo em 80 dias usando energia hidráulica, geotérmica e eólica.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Voo (sem assento!)

O Vôo - Menotti Del Picchia -

Goza a euforia do vôo do anjo perdido em ti.
Não indagues se nossas estradas, “Tempo e vento” desabam no abismo...
Que sabes tu do fim ?Se temes que teu mistério seja uma noite, enche-a de estrelas.
Conserva a ilusão de que teu vôo te leva sempre para o mais alto.
No deslumbramento da ascensão se pressentires que amanhã estarás mudo
esgota, como um pássaro, as canções que tens na garganta...
Canta...Canta para conservar uma ilusão de festa e de vitória.
Talvez as canções adormeçam as feras, que esperam devorar o pássaro.
Desde que nasceste não és mais que um vôo no tempo rumo ao céu?
Que importa a rota? Voa e canta enquanto resistirem as asas.
=====================================================
Dedico aos leitores este poema , desejando um Feliz Natal e que 2009 seja melhor , muito melhor que 2008.
Este poema de Menotti del Picchia, um dos protagonistas da Semana da Arte Moderna, é muito especial para mim porque ele tem realidade e um pouco da Mitologia Grega, lembra Ícaro, que voou enquanto resistiram as suas asas de cera que foram derretidas pelo Sol e se afogou no Mar Egeu. Muito bonito.