Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cidade na Espanha usa cemitério para gerar energia solar

Uma cidade da Espanha decidiu usar um lugar inusitado para instalar um centro de produção de energia solar: o cemitério. As autoridades de Santa Coloma de Gramenet, um subúrbio ao norte de Barcelona (nordeste do país), instalaram nos mausoléus 462 painéis solares, que geram energia equivalente ao que 60 casas consomem por ano. As autoridades de Santa Coloma de Gramenet pensam em apliar o projeto no cemitério.
Inicialmente, a iniciativa enfrentou resistência dos moradores, mas depois de uma campanha pública os familiares e amigos dos mortos passaram a apoiar a idéia. Agora há planos de ampliar a quantidade de painéis no local e triplicar a quantidade de energia gerada dessa forma.
Legado
O cemitério foi escolhido para abrigar o projeto porque trata-se de um dos poucos lugares de Santa Coloma de Gramanet em que há um espaço aberto, plano e onde bate muito sol. A cidade tem uma alta densidade populacional – são cerca de 124 mil habitantes, espremidos em quatro quilômetros quadrados.
Atualmente, os painéis solares cobrem menos de 5% da área total do cemitério, em que estão guardados os restos de 57 mil pessoas. Esteve Serret, diretor da Conste-Live Energy, empresa que administra o cemitério e é responsável pelos painéis, diz que o investimento de 720 mil euros (aproximadamente R$ 2,2 milhões) está evitando que 62 milhões de toneladas de dióxido de carbono poluam a atmosfera.
"A melhor homenagem que podemos prestar a nossos ancestrais, qualquer que tenha sido a religião deles, é oferecer energia limpa para as novas gerações", afirmou Serret.


Fonte BBC News em 24 de Novembro de 2008.

Nenhum comentário: