Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Chá pode ter mesmo efeito que protetor solar, diz estudo



Substâncias químicas encontradas no chá podem proteger a pele. Beber dez xícaras de chá por dia pode ter o mesmo efeito que o uso de protetor solar na prevenção ao câncer de pele, de acordo com pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Segundo estudo apresentado em um encontro da Sociedade Americana de Química, testes iniciais indicaram que o chá pode impedir os efeitos dos raios ultravioleta sobre a pele. Os pesquisadores acreditam que substâncias químicas chamadas polifenóis, presentes no chá, podem proteger a pele contra a formação de cânceres de pele – à exceção do melanoma. Os protetores solares protegem a pele por meio da absorção das substâncias químicas prejudiciais dos raios ultravioleta. Já os polifenóis – encontrados no chá preto e no chá verde – atuam depois que a pele é exposta a raios solares em excesso.


Processo químico

Os pesquisadores descobriram que os polifenóis inibem um processo químico que envolve uma enzima chamada JNK-2, ou junk-2, considerada uma das principais substâncias responsáveis pelo desenvolvimento de tumores. Os cientistas observaram um aumento nos níveis da enzima junk-2 após a exposição da pele a raios solares, e esses níveis permaneceram elevados na pele de pessoas expostas a raios solares em excesso.
De acordo com a equipe da Universidade de Minnesota, a chance de aparecimento de câncer de pele é maior em pessoas com níveis elevados de junk-2. "Sentimos que esse é um importante passo para melhorar a prevenção ao câncer de pele", afirmou Zigang Dong, líder do grupo de pesquisadores que realizou o estudo.
"A aplicação local de certos polifenóis do chá parece bloquear um processo que leva ao câncer de pele."
"Beber chá pode ajudar, mas você teria de beber uma grande quantidade para acumular na pele, talvez cerca de dez xícaras por dia", disse o cientista. "É mais fácil concentrar na forma de um creme, e é provavelmente mais efetivo", acrescentou Dong. O pesquisador disse ainda que o creme poderia ser utilizado isoladamente ou junto com um protetor solar para maximizar a proteção contra o câncer.

Um comentário:

Eni disse...

Os textos em seu blog estão explorando assuntos muito importantes. São bem escritos, com muita clareza e simplicidade. Divulgue!

Um abração!