Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2010

Divinas Plêiades, na Astronomia, Pintura e na Mitologia Grega...

Plêiade Perdida (1884), de Bouguereau
As Plêiades (1885) do pintor simbolista Elihu Vedder


As Plêiades (Objeto NGC1432 M45) são um grupo de estrelas na constelação do Touro. As Plêiades, também chamadas de aglomerado estelar (ou aglomerado aberto) M45 são facilmente visíveis a olho nu nos dois hemisférios e consistem de várias estrelas brilhantes e quentes, de espectro predominantemente azul. As Plêiades tem vários significados em diferentes culturas e tradições. O cluster é dominado por estrelas azuis quentes, que se formaram nos últimos 100 milhões de anos. Há uma nebulosa de reflexão formada por poeira em torno das estrelas mais brilhantes que acreditava-se a princípio ter sido formado pelos restos da formação do cluster (por isto receberam o nome alternativo de Nebulosa Maia, da estrela Maia), mas hoje sabe-se que se trata de uma nuvem de poeira não relacionada ao aglomerado, no meio interestelar que as estrelas estão atravessando atualmente. Os astrônomos estimam que o cluster irá sobreviver por mais 250 milhões de anos, depois dos quais será dispersado devido à interações gravitacionais com a vizinhança galáctica. Na pintura serviram de inspiração para muitos pintores como Bouguereau, que pintou uma Plêiade perdida e Elihu Vedder pintou as plêiades dançando. Na mitologia grega, as plêiades eram filhas de Atlas e Pleione. Cansadas de serem perseguidas pelo caçador Órion, pediram a Zeus que as transformasse em uma constelação. As plêiades são: Electra, Celeno, Taigete, Maia, Mérope, Asterope e Dríope, todas divinas.

Estrela Antares, um futuro buraco negro

Antares (Alpha Scorpii) é uma estrela de 1ª magnitude Tipo Espectral M1, temperatura em torno de 3000ºC (na verdade é uma estrela binária) – uma supergigante vermelha, distante aproximadamente 603,99 anos-luz da terra, 700 vezes maior que nosso sol e 10.000 vezes mais brilhante, e um poder energético de 40.000 sóis. O nome ´Antares´ significa ´Rival de Marte´ - rivalidade entre os dois objetos mais avermelhados do céu, que são freqüentemente confundidos. Antares faz parte de um sistema binário. Isso significa que ela divide sua região com uma outra estrela. Sua companheira é muito mais fraca, invisível a olho nu, e de cor branco-azulada. Pouco se conhece sobre ela, no entanto sabe-se que é uma estrela anã do tipo espectral B3, e que sua massa é ao redor de 8 vezes a do Sol. Característica do tipo espectral B com Raias de Hidrogênio ionizado. Hoje Antares está em seu esplendor, mas daqui alguns milhares de anos ela começará à se contrair e à diminuir gradativamente, perdendo cada vez mais seu brilho, até chegar ao ponto em que não mais emitirá luz, e ao invés disso, começará a devorar tudo o que estiver em seu caminho. Esse colapso gravitacional é conhecido como a formação dum “Buraco Negro”. As estrelas com maior massa, o caso de Antares, em seu ultimo suspiro, atingem um grau de contração no núcleo que fazem a aceleração da gravidade se tornar infinita. Nesta situação, a ‘velocidade de escape’ se torna igual á velocidade da luz, fazendo com que nada consiga escapar ao seu campo gravitacional, nem mesmo a luz. Os Buracos Negros são um mistério para a ciência e, de acordo com a Teoria da Relatividade, são uma curvatura no espaço-tempo causada pela presença de massa muito concentrada. Infelizmente, este é o final de todas as estrelas, virarem um “buraco negro”, apesar de todo o seu grande esplendor atual.

sábado, 24 de abril de 2010

Classificação Espectral das Estrelas

O - Cor Azul 25.000 a 40.000 ºC He ionizado fortemente, elementos pesados ionizados , OIII, NIII, SiIV fracas linhas de Hidrogênio, Ex.: Alnitak (O9) 5blSb, Mintaka (O9)Cinturão de Órion
B - Cor Azulada 11.000 a 25.000 ºC He neutro e moderado, elementos pesados uma vez ionizados Rigel B8 (Órion)
A - Cor Branca 7.500 a 11.000 ºC He neutro (muito fracamente ionizado) H fortemente ionizado, Vega (A0) Sirius A1 Constelação da Lira e Cão Maior.
F - Cor Amarelada 6.000 a 7.500 ºC elementos pesados uma vez ionizados como metais neutros (Fe1, Ca1) , Hidrogênio moderadamente ionizado. Canopus F0
G - Cor Amarela 5.000 a 6.000 ºC elementos pesados uma vez ionizados, metais neutros, ionização do Hidrogênio relativamente fraca. Sol G2 e Alfa Centauri G2 Rigil kent
K - Cor Laranja 3.500 a 5.000 ºC Elementos pesados uma vez ionizados, metais neutros, ionização do Hidrogênio Fraca. Arcturus (K2) e Aldebaran (K5) Constelação Boieiro e Touro.
M - Cor Vermelha 3.000 a 3.500 ºC Átomos neutros fortes, moleculares moderadas, e ionização do Hidrogenio muito fraca, Betelgeuse M2 na constelação de Órion e Antares (a-Sco).
Apenas a série de Balmer está na faixa visível do espectro luminoso. A série de Lyman está na faixa ultravioleta, e as séries de Paschen, Brackett, Pfund, e Humphreys, na infravermelha.
As cores e as temperaturas superficiais das estrelas, quando vistas do espaço, isto é, sem a influência da atmosfera, das nuvens interestelares e dos movimentos estelares próprios – que alteram nossa percepção das cores reais. As letras representam os tipos espectrais: O,B,A,F,G,K,M. Este tipo de apresentação recebe o nome de Diagrama H-R*, uma forma muito útil de comparar os diversos tipos de estrelas. Além dessas, reconhecem-se atualmente mais três classes estelares: W, L, T. As classes L e T, por sua vez, correspondem ao extremo de baixa temperatura superficial. Estrelas de classe T são, na realidade, consideradas anãs marrons. Cada classe tem 9 subclassificações numéricas (0-9). Nosso Sol é uma estrela de classe G, subclassificação 2: notado dessa forma como G2. No diagrama HR, ou diagrama de Hertzsprung-Russel. a maior parte das estrelas encontra-se na faixa conhecida como sequência principal, que relaciona a magnitude absoluta e tipo espectral das estrelas que queimam hidrogênio em seu núcleo. Maiores detalhes, ver bibliografia abaixo :
Zeilik & Smith 1987 "Introductory Astronomy & Astrophysics" Cap, 13
Astronomia e Astrofísica - IAG USP ed. W. Maciel Cap,11
Zeilik, 1976 "Astronomy: The Evolving Universe" Cap,13

O Pulsar da Nebulosa do Caranguejo

Um dos objetos mais bem estudados no céu, a Nebulosa do Caranguejo ou M1 = NGC 1952, como também é conhecida, é o resultado da morte de uma estrela massiva, que colapsou e explodiu liberando uma enorme quantidade de energia. Por poucas semanas essa estrela atingiu a magnitude absoluta de –16,5 ou talvez –17,5, brilhando com a luz de 400 milhões de sóis. Atualmente sua magnitude visual aparente é de + 8,4. Ela foi descoberta em 1731 pelo astrônomo amador inglês John Bevis e identificada depois com uma "estrela visitante" relatada nos anais chineses de 1054. No centro da nebulosa existe um objeto estelar chamado de pulsar: uma estrela de nêutrons com radio-pulsos. As estrelas de nêutrons tiveram a sua existência postulada, em 1932, pelo físico russo Lev Landau e, em 1934, outros astrônomos, como George Gamov, Walter Baade e Fritz Zwick, teorizaram que as estrelas de nêutrons seriam o produto final do colapso de estrelas muito massivas, ou seja, remanescentes de explosão de supernovas.

Via Láctea

A Via Láctea é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar. É uma estrutura constituída por cerca de duzentos bilhões[1] de estrelas (algumas estimativas colocam esse número no dobro, em torno de quatrocentos bilhões[2]) e tem uma massa de cerca de um trilhão e 750 bilhões de massas solares. Sua idade está calculada entre 13 e 13,8 bilhões de anos, embora alguns autores afirmem estar na faixa de quatorze bilhões de anos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Telescópio Hubble

Telescópio Hubble, em operação há 20 anos, com promessa de operar até 2013.

Nebulosa Eta Carinae

Para comemorar os 20 anos do Hubble, a Nasa divulgou a mais recente imagem produzida pelo telescópio, da nebulosa Eta Carinae, NGC3372, localizada a 7,5 mil anos-luz da Terra. Em 2009, astronautas trocaram equipamentos que deram ao Hubble uma visão cem vezes mais potente do que em 1990. Apesar da enorme distância, sua luminosidade pode ser vista a olho nu (apenas no equador e hemisfério sul da Terra). As cores vívidas da imagem abaixo aparecem apenas em fotografias, pois o olho humano não é muito sensível para ver estas cores, sendo que a olho nu, a nebulosa Eta Carinae aparenta ser branca. Eta Carinae é conhecida como uma das maiores regiões de nascimentos de estrelas da galáxia.
Foto: Nasa, AEE, M. Livio, em comemoração aos 20 Anos da Equipe Hubble.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Observatório da Dinâmica Solar - SDO

Sobre a missão do SDO, Solar Dynamics Observatory é a primeira missão a ser lançada pela NASA e está co-habitando com um programa estelar (LWS). Um programa projetado para compreender as causas da variabilidade solar e seus impactos na Terra. SDO é projetado para nos ajudar a compreender a influência do Sol na Terra e no espaço próximo da Terra por estudar a atmosfera solar em pequenas escalas no tempo e espaço e em vários comprimentos de onda simultaneamente. O objetivo do SDO é compreender, direcionando o rumo a uma capacidade de previsão, as variações solares que influenciam a vida na Terra e sistemas tecnológicos da humanidade, através da sua determinação, como o campo magnético do Sol é gerado e estruturado como esta energia magnética é armazenada, convertida e lançado para a heliosfera e geo-espaciais na forma de ventos solares e partículas energéticas, e as variações na radiação solar. Lançamento do SDO ficou pronto em 11 de fevereiro de 2010, 10:23 EST num lançamento no foguete Atlas V da SLC-41 em Cabo Canaveral. O SDO vai estudar a forma como a atividade solar é criada e a variação no espaço e tempo vêm essa atividade. As medições do interior do Sol, o campo magnético do Sol, o plasma quente da coroa solar, e a radiação que cria a ionosferas dos planetas são os produtos dos dados primários. Mais dados sobre o assunto, no site da NASA.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Netuno ou Poseidon ?


Netuno ou Poseidon, filho de Saturno e de Réia, era irmão de Júpiter e de Plutão na Mitologia Grega. Netuno é o planeta mais externo dos gigantes de gás. Tem um diâmetro equatorial de 49,500 quilómetros (30,760 milhas). Se Netuno fosse oco, poderia conter cerca de 60 Terras. Netuno orbita o Sol a cada 165 anos. Tem oito luas, seis das quais foram descobertas pela Voyager. Um dia em Netuno dura 16 horas e 6.7 minutos. Netuno foi descoberto em 23 de Setembro de 1846 por Johann Gottfried Galle, do Observatório de Berlim, e Louis d'Arrest, um estudante de astronomia, através de predições matemáticas feitas por Urbain Jean Joseph Le Verrier.

Os primeiros dois terços de Netuno são compostos por uma mistura de rocha fundida, água, amónia líquida e metano. O terço externo é uma mistura de gases aquecidos compostos por hidrogénio, hélio, água e metano. O metano dá a Netuno a sua cor de nuvem azul. Netuno é um planeta dinâmico com diversas manchas grandes e escuras, lembrando as tempestades, tipo furacões, de Jupiter. A maior mancha, conhecida por Grande Mancha Escura, tem aproximadamente o tamanho da Terra e é semelhante à Grande Mancha Vermelha de Júpiter. A Voyager mostrou uma nuvem pequena, de forma irregular, movendo-se para leste correndo à volta de Netuno a cada 16 horas ou quase. Esta scooter tal como foi denominada pode ser uma bruma que se eleva acima de um conjunto de nuvens mais escuras.

Foram vistas na atmosfera de Netuno nuvens grandes e brilhantes, semelhantes às nuvens cirros terrestres. A latitudes norte mais baixas, a Voyager capturou imagens de raios de nuvens projectando as suas sombras nas formações de nuvens mais baixas. Os ventos mais fortes de qualquer planeta foram medidos em Netuno. Muitos dos ventos sopram na direcção oeste, oposta à rotação do planeta. Perto da Grande Mancha Escura, os ventos sopram próximo dos 2,000 quilómetros (1,200 milhas) por hora. Netuno tem um conjunto de quatro anéis que são estreitos e muito fracos. Os anéis são constituídos por partículas de pó, que se pensava terem surgido de pequenos meteoritos que se esmagaram nas luas de Netuno. Vistos de telescópios terrestres, os anéis parecem ser arcos, mas vistos da Voyager 2 os arcos surgem como manchas brilhantes ou aglomerações no sistema de anéis.
A causa exata das aglomerações brilhantes é desconhecida. O campo magnético de Netuno, tal como o de Úrano, tem uma inclinação muito acentuada de 47 graus em relação ao eixo de rotação e está deslocado de pelo menos 0.55 raios (cerca de 13,500 quilómetros ou 8,500 milhas) do centro físico. Comparando o campo magnético dos dois planetas, os cientistas pensam que a orientação extrema pode ser característica de correntes no interior e não o resultado da orientação lateral ou de qualquer reversão do campo de ambos os planetas. As oito luas de Netuno Naiad, Thalassa, Despina, Galatea, Larissa, Proteus, Tritão e Nereide.

Urano também tem anéis...

Urano é o sétimo planeta em relação ao Sol e o terceiro maior deles (em diâmetro):
Distância em relação ao Sol: 2.870.990.000 Km (19.218 AU)
Diâmetro equatorial: 51.118 Km; diâmetro polar: 49946 Km
Massa: 8.686e25 Kg O Urano é maior em diâmetro, mas menor em massa que Netuno.
Urano é a antiga deidade grega dos céus, o mais velho deus supremo, que foi pai de Cronus (Saturno) e de Ciclopes e Titans (antecessores dos deuses do Olympo).
Urano, o primeiro planeta descoberto nos tempos modernos, foi descoberto por acidente por William Herschel enquanto observava o céu com um telescópio em 13 de março de 1781; ele primeiro pensou que era um cometa. Na verdade, ele já havia sido visto várias vezes anteriormente, mas ignorado como sendo apenas mais uma estrela (a mais antiga aparição conhecida foi em 1690). Herschel deu-lhe o nome de "o Georgium Sidus" (o Planeta Georgian) em homenagem ao seu patrono, o de má reputação (para os americanos), o Rei George III da Inglaterra; outros o chamam de "Herschel". O nome "Urano" foi primeiramente proposto por Bode em conformidade com os outros nomes dos planetas da mitologia clássica mas, não caiu no uso comum até 1850.

Urano foi visitado somente por uma espaçonave, a Voyager 2, em 24 de janeiro de 1986.
A maioria dos planetas gira em um eixo quase perpendicular ao plano da eclíptica, mas o eixo de Urano é quase paralelo ao plano da eclíptica. Quando da passagem da Voyager 2, o pólo sul de Urano estava apontado quase que diretamente ao Sol. Isto resultou no fato único de que as regiões polares de Urano recebem mais energia vinda do Sol do que suas regiões equatoriais. Urano é, apesar disto, mais quente no seu equador do que em seus pólos. O mecanismo básico é desconhecido. Na verdade, existe uma batalha acontecendo, na qual os pólos de Urano estão em seu pólo norte! Ou a sua inclinação de eixo é um pouco maior que 90 graus e sua rotação é direta, ou é um pouco menor que 90 graus e a rotação é retrógrada . O problema é que você precisa desenhar uma linha divisória "em algum lugar", porque no caso de Vênus existe uma pequena disputa, a rotação é na verdade retrógrada (não é uma rotação direta com uma inclinação de aproximadamente 180 º). Urano é composto inicialmente de rocha e de vários gelos,com aproximadamente 15% de hidrogênio e um pouco de hélio (em contraste com Júpiter e Saturno). Urano e Netuno são de várias formas similares aos núcleos de Júpiter e Saturno, diferenciando-se em relação ao grande envelope de hidrogênio metálico líquido. Parece que Urano não tem um núcleo rochoso como o de Júpiter e Saturno mas pelo contrário, seu material é mais ou menos uniformemente distribuído. A atmosfera de Urano é em torno de 83% de hidrogênio, 15% de hélio e 2% de metano. Como os outros planetas gasosos, o Urano tem grupos de nuvens que movem-se rapidamente. Mas estas nuvens são completamente fracas, visíveis somente com a grande imagem radical das fotos da Voyager 2 .

Observações mais recentes com o HST mostram listras maiores e mais pronunciadas. A especulação é de que a diferença se deve aos efeitos das estações (o Sol está agora de alguma forma diminuindo a latitude de Urano, o que pode causar efeitos mais acentuados de dia/noite). A cor azulada de Urano é o resultado da absorção da luz vermelha pelo metano na alta atmosfera. Pode haver grupos coloridos como os de Júpiter, mas eles são escondidos da visão pela camada de metano que a encobre. Como outros planetas gasosos, o Urano tem anéis. Como os de Júpiter, eles são muito escuros, mas como os de Saturno, compostos de de partículas grandes e regulares alcançando 10 metros de diâmetro, além da fina camada de sujeira. Existem 11 anéis, todos muito fracos; o mais brilhante é conhecido como o anel Epsilon. Os anéis de Urano foram os primeiros a serem descobertos depois dos de Saturno. Isto foi de uma considerável importância já que sabemos agora que anéis são comuns entre os planetas, e não uma peculiaridade de Saturno.

A Voyager 2 descobriu 10 luas pequenas além das 5 grandes já conhecidas. É provável que existam muitos outros pequenos satélites dentro destes anéis. O campo magnético de Urano é estranho, por não está no centro do planeta e por ser inclinado quase 60 graus em relação ao eixo de rotação. É provável que isto ocorra pelo movimento com pouca profundidade dentro de Urano. Urano é, às vezes, dificilmente visível à olho nu, em uma noite bem clara; é fácil de ser observado com binóculos (se você souber exatamente onde olhar). Um pequeno telescópio astronômico irá mostrar um disco pequeno. O planet finder chart, de Mike Harvey mostra a posição atual de Urano (e dos outros planetas) no céu, mas mapas mais detalhados serão necessários para realmente localizá-lo.

Muitas das 21 Luas de Urano possuem nomes de personagem das peças de Shakespeare, são as seguintes : Cordélia, Ofélia, Bianca, Cressida, Desdemona, Julieta, Portia, Rosalinda, Belinda, 1986U10, Puck, Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia, Oberon, Caliban, 1999U1, Sycorax, 1999U2, 1999U3.

Os 11 anéis de Urano são os seguintes : 1986U2R, 6, 5, 4, Alpha, Beta, Eta, Gamma, Delta, 1986U1R e Epsilon.

Saturno e seus anéis ...

Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior no sistema solar com um diâmetro equatorial de 119,300 kilómetros (74,130 milhas). Muito do que se sabe sobre o planeta é devido às explorações da Voyager em 1980-81. Saturno é visivelmente achatado nos pólos, como resultado da rotação muito rápida do planeta no seu eixo. O seu dia dura 10 horas e 39 minutos, e demora cerca de 29.5 anos terrestres para dar a volta ao Sol. A atmosfera é principalmente composta por Hidrogenio 78% com 20% de Hélio e 2% de Argônio, Metano, Dióxido de Carbono. Saturno é o único planeta menos denso do que a água (d=0,70g/cm3, cerca de 30 porcento menos). No hipotético caso de se encontrar um oceano suficientemente grande, Saturno flutuaria nele. A coloração amarela enevoada de Saturno é marcada por largas faixas atmosféricas semelhantes, porém mais fracas que as de Júpiter.

O vento sopra em altas velocidades, em Saturno. Perto do equador, atinge uma velocidade de 500 metros por segundo (1,100 milhas por hora). O vento sopra principalmente na direcção leste. Encontram-se os ventos mais fortes perto do equador e a velocidade decresce uniformemente a maiores latitudes. A latitudes superiores a 35 graus, os ventos alternam entre leste e oeste conforme a latitude aumenta. O sistema de anéis de Saturno faz do planeta um dos mais belos objectos no sistema solar. Os anéis estão divididos em diferentes partes, que incluem os anéis brilhantes A e B e um anel C mais fraco. O sistema de anéis tem diversos espaçamentos. O espaçamento mais notável é a Divisão Cassini, que separa os anéis A e B. Giovanni Cassini descobriu esta divisão em 1675. A Divisão Encke, que divide o anel A, teve o seu nome baseado em Johann Encke, que a descobriu em 1837. As sondas espaciais mostraram que os anéis principais são na realidade formados por um grande número de anéis pequenos e estreitos. A origem dos anéis é obscura. Pensa-se que os anéis podem ter sido formados a partir das grandes luas que foram desfeitas pelo impacto de cometas e meteoróides. A composição exata dos anéis não é conhecida, mas mostram que contêm uma grande quantidade de água. Podem ser compostos por icebergs e/ou bolas de gelo desde poucos centímetros até alguns metros de diâmetro. Muita da estrutura elaborada de alguns dos anéis é devida aos efeitos gravitacionais dos satélites vizinhos. Este fenomeno é demonstrado pela relação entre o anel F e duas pequenas luas que pastoreiam a matéria do anel. Também foram encontradas formações radiais no grande anel B pelas sondas Voyager. Supõem-se que as formações são compostas por partículas finas, do tamanho de grãos de pó. Entre as imagens obtidas pelas sondas Voyager observou-se a formação e a dissipação de raios. Apesar das cargas eletrostáticas poderem criar raios pela levitação das partículas de pó acima do anel, a causa exata da formação destes raios não está bem compreendida. Saturno tem 18 luas confirmadas, o maior número de satélites de qualquer planeta do sistema solar. Em 1995, os cientistas, usando o Telescópio Espacial Hubble, descobriram quatro objetos que podem também ser luas. As Luas são na sequência: Pan, Atlas, Prometeu, Pandora, Epimeteu, Jano, Mimas, Encelado, Tétis, (a divisão de G. Cassini ), e mais as Luas Telesto, Calipso, Dione, Helena, Rea, Titan , Hiperion, Japeto, Febe.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rochas Lunares

As Rochas Lunares, como a da formação do Ferro com a Anorthosite amostra #60025 (Plagioclasio com Feldspato). Coletada pela tripulação da Apollo 16 nas Terras Altas Lunares, próximas à Cratera de Descartes. Esta amostra está em exibição no National Museum of Natural History, em Washington, DC . Com 4,5 bilhões de anos, este Anortosito tem aproximadamente a mesma idade que a Lua e da própria Terra. Composta na sua maior porcentagem de Plagioclasio associado ao Feldspato, esta amostra é cogitada ser da mais recente crosta de Feldspato da Lua.

Rotação Sincronizada da Lua


Eclipse do Sol e as Fases da Lua

Registro com 1836 Fotografias de um Eclipse Total do Sol

Fotos das fases da Lua: Nova, Crescente, Cheia e Minguante

As fases ocorrem, de acordo com o ângulo que avistamos a face da Lua iluminada pelo Sol. Cada fase da Lua dura de 7 a 8 dias, sendo que o ciclo, com todas, demora de 29 a 30 dias para ser completado.
Lua Nova - a face iluminada pela Lua é a oposta àquela observada da Terra. Por isso, visualizamos a Lua um pouco apagada.
Lua Crescente - observamos da Terra apenas uma parte da face iluminada.
Lua Cheia - o Sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra. Esta é a fase que ela está mais iluminada.
Lua Minguante - observamos da Terra somente uma face iluminada (o lado oposto da crescente).
Eclipse do Sol. É aquele em que o Sol deixa de ser total ou parcialmente visível, por haver a Lua ficado entre o Sol e os observadores terrestres situados em uma região interceptada pelo cone de sombra da Lua; é um eclipse solar.

Mapa e algumas informações sobre a Lua

Algumas informações sobre a Lua, único satélite natural da Terra, localiza-se a uma distância de 384.405 km do Planeta Terra. Possui 38 milhões de quilômetros quadrados de área de superfície. Em função dos movimentos de rotação e translação da Lua, avistamos, de nosso planeta, sempre a mesma face (lado) deste satélite natural. A Lua está em rotação síncrona com a Terra, assim como muitos outros satélite naturais do Sistema Solar. Lua apresenta e descreve rochas que se formou na Terra que deu origem à da lua . O termo também é aplicado amplamente a outros materiais lunares coletadas durante a exploração humana da Lua. As rochas coletadas da Lua são medidos pela técnicas de datação radiométrica . Eles variam em idade de cerca de 3,16 bilhões de anos para a basáltica amostras provenientes do lunar maria , até cerca de 4,5 bilhões de anos para rochas das montanhas. [1] Com base na técnica de datação de "contagem da cratera", disse o mais recentes erupções basálticas Acredita-se que ocorreram cerca de 1,2 bilhões de anos atrás, [2] , mas não possuímos amostras destas lavas. Em contraste, a idade das rochas mais antigas da Terra são entre 3,8 e 4,28 bilhões de anos. Neste momento, existem três fontes de rochas lunares na Terra: 1) aqueles coletados pelas missões E.U. Apollo 2) amostras trazidas pelas missões da União Soviética Luna.3) as rochas que foram expelidas naturalmente da superfície lunar por crateras de eventos e, posteriormente, caiu para Terra como um meteorito lunar. Durante os seis excursões superfície Apollo, 2.415 amostras, pesando 382 kg (842,16lb) foram coletadas, a maioria pela Apollo 15 , 16 e 17. As três naves Luna retornaram com uma carga adicional de 326 gramas (ou 0.72lb) de amostras.

sábado, 17 de abril de 2010

A Terra é azul

A Terra é azul, disse o russo Yuri Gagarin, com 27 anos quando contemplou em 1961 o globo de que saíra sua pequena cápsula, tornando-se o primeiro homem a fazer um voo orbital. E que bela frase. Tão simples e perfeita. Decerto que os cientistas e as pessoas informadas já tinham ideia de que a Terra, vista do espaço, era azul. Mas era preciso mais. Era preciso a testemunha ocular. E o Yuri testemunhou, de fato, ela era azul. Poderíamos discorrer sobre muitas outras coisas sobre a Terra mas ficaremos com a suas características físico-químicas que vão um pouco além do azul.
Alguns dados importantes sobre o Planeta Terra - Diâmetro equatorial: 12.756,27249 km- Inclinação axial: 23,45°- Composição em massa: 34,6% de Ferro; 29,5% de Oxigênio; 15,2% de Silício; 12,7% de Magnésio; 2,4% de Níquel; 1,9% de Enxofre; 0,05% de Titânio.- Período de rotação: 23h 56m e 4,09966s (sideral).- Área total da Terra: aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados- 361 milhões de km2 de água- 149 milhões de km2 de terra.

- Atmosfera: 78 % de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 0,5% de Argônio e 0,5% de outros gases. Encontram-se também vestígios de água e dióxido de carbono (gás carbônico).- Temperatura no interior do Planeta: aproximadamente 5000° C.- Temperatura na superfície: mínima de –88° C, média de 9° C e máxima de 60° C. Satélite natural da Terra: A Lua
Você sabia?
- Comemora-se em 22 de abril o Dia do Planeta Terra. A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que, 2008, foi o Ano Internacional do Planeta Terra. Com isso, a ONU chamou a atenção da população mundial, para a necessidade de preservação dos recursos naturais de nosso planeta e busca de um desenvolvimento sustentável. Numa época em que o aquecimento global torna-se uma grande ameaça para o clima, esta decisão da ONU foi acertada. O tema foi discutido em assembléias de organizações e governos e também penetrou nas casas, escolas, fábricas, etc. Afinal, todos somos um pouco responsáveis pelo funcionamento de nosso planeta.

Tempestades Solares

Esta imagem de uma tempestade solar, foi tirada do Observatório Heliosférico da Nasa do espaço. Ela mostra um destaque em erupção na corona. Estes são os tipos de casos que podem produzir um clima espacial de tempestade solar violenta. Também é mostrada a escala da Terra. Toda a vida no planeta Terra deve sua existência ao sol. Os raios solares são onde nós obtemos a nossa vitamina D e onde a maioria das plantas obtêm sua energia para se desenvolver através da fotossíntese. O Sol foi adorado como uma divindade por culturas antigas e seu poder é agora aproveitado como fonte de energia renovável. O Sol é uma estrela no centro do nosso sistema solar. Sua massa torna-se mais de 99% por cento da massa do nosso sistema solar e é 109 vezes o tamanho do nosso planeta Terra, que chamamos de lar. Mais de 1,3 milhões de Terras poderia confortavelmente caber dentro do sol. Seu núcleo pode atingir temperaturas de 27 milhões de graus centígrados. Com tudo o que sabemos agora sobre essa estrela brilhante, ainda existem muitas áreas do Sol que são um enigma para nós.

Plutão deixou de ser planeta em 2006















Plutão era um planeta anão que fazia parte do Sistema Solar até 2006. Está localizado no Cinturão de Kuiper . Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romano Plutão que personificava o submundo. Foi descoberto em fevereiro de 1930 pelo jovem astrônomo norte-americano Clyde Tombaugh. Plutão foi considerado um planeta principal até 2006. Porém, em 24 de agosto deste ano de 2006, a União Astronômica Internacional passou a classificar Plutão como um planeta anão. Isto ocorreu após a descoberta de outros corpos celestes, de tamanho comparável ao de Plutão, no Cinturão de Kuiper. Características de Plutão

- Plutão possui um diâmetro equatorial de 2306±20 km.
- A área de superfície de Plutão é de 1,795×10E7 km².
- A massa de Plutão é de (1.305±0.007)×10E22 kg.
- Em função da distância do Sol, Plutão possui temperaturas baixíssimas.
- A média é de -230°C (na superfície).
- Plutão possui cor na tonalidade entre o marrom claro e o amarelo.
- Possui três satélites naturais (luas): Caronte, Hidra e Nix.
- A atmosfera de Plutão é composta por Nitrogênio (90%) e Metano (10%).

Mercúrio, um planeta muito quente, metálico, maciço e esférico


















Mercúrio, nomeado pelos romanos como o 'mensageiro dos deuses', é o planeta mais próximo do Sol, e o segundo menor planeta do Sistema Solar. Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romana Mercúrio (mensageiro do deus Júpiter). A primeira observação deste planeta, através de telescópio, foi realizada em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei, o que lhe causou a cegueira de um dos seus olhos, devido ter avistado o Sol acidentalmente.

Acredita-se que Mercúrio assemelha-se muito à Lua, seu diâmetro é cerca de duas vezes o diâmetro do único satélite da Terra. Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar (40% menor do que o planeta Terra). Sua superfície leva a assinatura de asteróides pesados e do bombardeio de meteoritos ocorridos desde a sua idade precoce, reconhecível pela grande quantidade de crateras de todos os tamanhos em vários pontos da sua superfície. Mercúrio praticamente não possui atmosfera, de modo que o 'céu' em torno dele é sempre negro. Diferentemente de Marte e Vênus, o planeta tem um dipolo magnético fraco de campo (como o da Terra), indicando que ele também pode ter um núcleo de ferro que está pelo menos parcialmente fundido (os campos magnéticos planetário são gerados pela rotação de um núcleo condutivo fundido e é conhecido como o "efeito de dínamo”, elevada a densidade do planeta, e indica que Mercúrio é composto de 60 a 70% de elementos metálicos de alta densidade como Fe, Ni, etc. e cerca de 30% de silicatos. Um planeta maciço perfeitamente esférico e muito quente 500ºC no dia e 150ºC à noite. Em função de sua proximidade do Sol, este planeta apresenta temperaturas altíssimas. Mercúrio não possui satélite natural. Cerca de 70% do planeta Mercúrio é composto por metais e os outros 30% por silicatos (minerais que formam as rochas).

Algumas estatísticas sobre Mercúrio:

Diâmetro Mercúrio 4878 km ou 0.382 diâmetro da Terra

Raio Equatorial 2439.7km Raio Polar 2439.7km

Massa Planetaria 3.3x10e23 kg (= 330 000 bilhões de bilhões de kg) ou 0.055 a Massa da Terra

A massa deste planeta é de 3.302×1023 kg e sua área de superfície é de 7.5 × 107 km².

Distancia média do Sol 57.91 million km 0.387 UA
1 UA = ( AU Astronomical Units, each corresponding to 150 million km)

Extensão dos Dias (Período de Rotação Sideral) 58.6462 Dias Terrestres ou 1407.6 horas
Duração do Ano 87.969 Dias Terrestres, Periodo Sinódico 115.88 dias terrestres.

Obs.: Período Sinodico, é o intervalo de tempo entre a configurações similar entre a sua órbita em oposição ao corpo da Terra. Ecentricidade 0.205632, Inclinação 7.004986, Densidade Média 5427 kg/m3

Temperaturas Médias : 500 ºC Graus Celsius durante o Dia e 150ºC Graus Celsius à Noite, 440 K (167ºC) (590-725 Kelvin quando mais próximo do Sol)

Composição Atmosférica do planeta Mercúrio é composta por: potássio (31.8%), sódio (24,8%), oxigênio atômico (9,5%), argônio (7%), hélio (5,9%), oxigênio molecular (5,6%), nitrogênio (5,2%), dióxido de carbono (3,6%), vapor de água (3,4%), hidrogênio (3,2%).

Pressão na superfície de Mercúrio ~10-15 bar ou 9,86 atm a 14,80 atm.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vulcões de Vênus ainda podem estar ativos

Dados coletados pela sonda européia Vênus Express, sugerem que os vulcões do planeta Vênus ainda podem estar ativos. A área vermelha indica fluxo de lava relativamente recente. Fluxos de lava relativamente jovem foram identificados na superfície do planeta por um instrumento de medição no espectro do ultra-vermelho da sonda espacial, o VIRTIS, que analisa emissões térmicas.

As imagens mostram que o fluxo tem composição diferente do material da superfície à sua volta. A equipe publicou sua análise sobre os fluxos de lava nas regiões de Imdr, Themis e Dione, em Vênus na revista Science. Há muito se debate a existência de vulcões ativos em Vênus, cuja atmosfera apresenta dióxido de enxofre, um gás expelido pela erupção de vulcões. A única forma de saber se há vulcões ativos em Vênus é observá-los em atividade, afirma a Agência Espacial Européia.

Mas isso é dificultado pela densa e nebulosa atmosfera do planeta, com 100 kilômetros de espessura. A atmosfera de Vênus é composta de 96% de CO2 e CH4, 3% de N2 e 1,0% de SO2 e outros gases. Alguns dados de Vênus são atípicos no Sistema Solar, como a duração do seu ano é de 225 dias de translação ao redor do Sol, em dias terrestres e a rotação do seu dia é 243 dias, isto é o dia em Vênus é mais longo que o seu ano. Vênus gira muito lentamente ao redor do seu eixo.

O raio é 95% do raio da Terra e o seu diâmetro no equador é de 12.104 km, contra 12.756 do diâmetro da Terra, e a sua massa é de 81,4% a massa da Terra e sua densidade é de 5,2 g/cm3 quase igual a da Terra que é de 5,5g/cm3. Sua distância em relação ao Sol é de 0,72 UA, e a sua órbita é quase que perfeitamente excêntrica 0,01, uma elipse muito suave, quase que um órbita circular perfeita ao redor do Sol. Vênus e Mercúrio são os únicos planetas que não possuem nenhum Satélite Natural em nosso Sistema Solar.


terça-feira, 13 de abril de 2010

Novos exoplanetas orbitam estrela em sentido oposto a ela
















A representação vetorial mostra um exoplaneta Corot 9b que orbita no sentido da esquerda, enquanto sua estrela gira à direita. A teoria planetária dominante, segundo a qual os planetas sempre orbitam em torno de seu sol na mesma direção, imitando a rotação da própria estrela, foi questionada pela descoberta de novos exoplanetas - os planetas fora do Sistema Solar -
As descobertas, feitas graças ao Observatório Europeu Austral, um telescópio de 3,6 metros de diâmetro de objetiva, instalado em La Silla, no Chile, onde foram apresentadas as publicações científicas. Ver matéria publicada em 18 de Março sobre o Exoplaneta Corot 9b, que é similar ao nosso próprio sistema solar.

domingo, 11 de abril de 2010

O Grande Impacto em Júpiter


Um grande asteróide ou cometa teria se vaporizado instantaneamente no forte impacto causado pelo intenso campo de atração gravitacional, quando caiu em Júpiter, criando um grande cratera negra na atmosfera do planeta. A nítida cicatriz causada em Júpiter, no hemisfério Sul, foi descoberta por um astrônomo amador, Anthony Wesley da Austrália, o amador, que num domingo viu a punção ferida feita por um cometa que se despedaçou no corpo de Júpiter.
As características listras de Júpiter, muito similares à dos lagartos, são causadas pelos fortes ciclones, tornados e furacões, muito frequentes no enorme planeta gasoso. As "Forças de Córiolis", horárias no hemisfério Sul e anti-horárias no hemisfério Norte, acabam deixando um rastro de partículas de cores diferentes nas bordas nas proximidades da sua inversão vetorial no Equador. Observa-se que, exatamente na linha do equador, a faixa é bem mais clara do que nas proximidades. Júpiter tem uma massa 317,7 maior que a Terra, com densidade de 1,3 g/cm3. Sua atmosfera é composta de 78% de Hidrogênio e 20% de Hélio. Tem 16 satélites naturais, e a duração do ano de Júpiter é de 4347 dias terrestre. O diâmetro do equador é de 142.984km, e o seu raio é 11,21 vezes maior que o raio terrestre. A sua distância é de 5,2 UA. Considerando que a "Unidade Astronômica" é igual a uma vez a distância da Terra até o Sol. A Foto é do telescópio Hubble, após a sua manutenção, comemorando seus vinte anos de serviços prestados à NASA.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

NASA lança jogo em que usuário ajuda a explorar Marte


A agência espacial americana, Nasa, lançou na internet um jogo que permite ao usuário se divertir e ao mesmo tempo ajudar a consolidar o conhecimento sobre Marte, explorando centenas de milhares de imagens enviadas do Planeta Vermelho à Terra ao longo de quase 50 anos. Em um dos jogos, que está online no site "Be A Martian"
( http://beamartian.jpl.nasa.gov/welcome ) – literalmente, "Seja Um Marciano" –, os participantes ganham pontos por ajudar a agência espacial a examinar e organizar as imagens para criar um mapa mais completo do planeta. Em outro, usuários contam crateras formadas por impactos com outros corpos celestes para ajudar a construir uma melhor compreensão da idade das rochas da superfície marciana. Segundo os cientistas, o volume de imagens e informações enviadas de Marte desde os anos 1960 é tão grande que só com a ajuda do público será possível revisar todo o material. Eles esperam que o envolvimento de internautas ajude a agência a realizar descobertas. "Precisamos muito de uma nova geração de exploradores. Há muitas informações chegando de Marte", disse Michelle Viotti, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que supervisiona a missão marciana. "É muito importante ter mais gente analisando os dados, classificando-os e ajudando a entender o significado deles." O site foi desenvolvido na plataforma Windows Azure, da gigante de informática Microsoft. Um porta-voz da empresa disse que "a beleza desse tipo de experiência é que não apenas ensina às pessoas sobre Marte e sobre o trabalho da Nasa lá, mas envolve um grande número de pessoas na solução de desafios que os computadores não conseguem solucionar sozinhos".