Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Purificando Águas com a Energia Solar


É de conhecimento comum, que a fervura pode tornar uma água potável, pronta para beber. Mas não é tão amplamente conhecido que a luz Ultra Violeta também mata todos os microrganismos. 'ÁGUAS AO SOL' é um recipiente especialmente concebidos, para o qual se usa o Calor, Raios Ultra Violeta e um Filtro Embutido para limpar água contaminada, podendo melhorar a vida diária de milhões de pessoas. Mas, o que é o purificador de 'ÁGUAS AO SOL'?
É um equipamento que torna em água potável quando não há segurança da sua pureza, usando a energia solar. O contentor portátil, de 10 litros de capacidade, é uma invenção sueca, patenteada e cientificamente aprovada. Modo de utilização : - Coloque o aparelho 'ÁGUA AO SOL' em um lugar ensolarado, dar-lhe de 3 a 4 horas e a água ficará potável ! Há um indicador que mostra quando a água está segura para beber. Todo mundo precisa de água potável e água morna para a higiene pessoal. Para muitas pessoas no mundo em que essas necessidades ainda não forem atendidas, oferece um solução ambientalmete amigável para este problema.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Satélites poderiam ajudar a manter a alimentação de populações famintas com as mudanças do clima






OBSERVAÇÃO DA TERRA



Satélites poderiam ajudar a manter a alimentação de populações famintas com as mudanças do clima O Verde escuro indica áreas com altos valores do Índice de Vegetação Diferença Normalizada o NDVI e uma abundância de vegetação saudável sobre essa fotografia que pode ser vista em animação rotativa. Tais informações são usadas para monitorar o abastecimento alimentar global e para antecipar a escassez de alimentos. Greenbelt MD (SPX) 17 de setembro de 2009. Crédito: NASA / Goddard Space Flight Center por Adam Voiland

No início de 1980, os cientistas da NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland, desenvolveram o Índice de Vegetação Diferença Normalizada (NDVI), uma inovadora combinação de duas medições por satélite, que lhes permitiu analisar as mudanças nas paisagens verdes "da Terra como visto do espaço. Muito parecido com as medições de satélites meteorológicos, permitem os meteorologistas acompanharem e monitorarem furacões, NDVI mostra, aos cientistas, as áreas de seca, áreas de culturas, e até infestação de pragas com quebras de safra que levam à fome generalizada. Poucos não-cientistas já ouviram falar do NDVI, ainda que, este sinal vital do planeta tem implicações importantes para todos, disse Molly Brown, um cientista do Goddard que tem o NDVI estampada na licença da placa de seu carro .
NDVI foi usado para estudar tudo, desde a propagação da doença até para os vestígios arqueológicos da antiga Roma. Talvez o mais importante, disse Brown, é que esta ferramenta de sensoriamento remoto terá um papel fundamental para ajudar-nos a manter o alimento na mesa, com as populações futuras aumentam, as mudanças climáticas, e as pressões sobre o sistema agrícola de estrutura sombreados em verde. É um pouco obscuro a respeito de quando, onde e quem primeiro desenvolveu a equação que os cientistas usam hoje para o cálculo do NDVI. Ele apareceu pela primeira vez em um relatório do simpósio de 1973 na NASA do Texas pesquisadores da A&M University. O potencial do NDVI não ficou bem claro até Compton Tucker, da Nasa, juntamente com os colegas Brent Holben, Christopher Justice, John Townshend, Sam Goward, e Steve Prince desenvolveram uma técnica de composição de imagem na década de 1970 e 1980, que tornou possível para montar mapas com nuvens e gratuitos NDVI sobre grandes regiões. O trabalho culminou com um mapa de vegetação NDVI da África na capa da revista Science em 1985. "Foi esclarecedor", disse Forrest Hall, um físico em Goddard e um investigador veterano do NDVI. "Com as imagens compostas NDVI, de repente, poderíamos ver uma mancha de terra livre e como todos os diferentes tipos de vegetação na Terra se encaixam e como elas mudaram ao longo do tempo." O que tinha Tucker usado para criar este mapa inovador da África? Os instrumentos de satélites medem a luz visível e infravermelha refletida a partir de folhas da planta, e Tucker então calcula uma relação de normalização destes dois "canais". Esta relação muda dependendo da densidade de clorofila em folhas verdes de vegetação. Atualmente os melhores dados para medições de NDVI vêm do Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) instrumentos de Terra da NASA e dos satélites 'Aqua'; dados anteriores vieram do 'Advanced Very High Resolution Radiometer (AVHRR)' instrumentos utilizados em satélites em órbita polar NOAA meteorológicas.
Desde que a clorofila, o pigmento verde que as plantas usam para transformar luz solar em carboidratos e, portanto, energia, absorve a luz visível na raia do Verde, as plantas saudáveis refletem menos luz vermelha e, portanto, tem uma NDVI mais elevada do que aqueles com folhas esparsas ou insalubres. Nos mapas de Tucker, as áreas de vegetação escassa do Saara e na região do Sahel têm valores de NDVI próximo de zero. As densas florestas da África Central têm uma NDVI próximo de 1, que é o valor mais elevado. "É uma medida muito simples e elegante, apenas dois canais de informação", disse Assaf Anyamba, um cientista do Goddard que usa NDVI à variabilidade do clima de investigação e doenças transmitidas por vetores. "Nós temos agora quase 29 anos de NDVI documentando terra global baseada na fotossíntese". Manter os alimentos sobre a mesa, NDVI é uma medida extremamente versátil, mas o controle da cadeia alimentar global emergiu como uma das suas utilizações particularmente importante. Ao comparar NDVI de um ano para os anos anteriores, os cientistas podem ver e quantificar os sinais de que as culturas são saudáveis e vigorosas ou que sofrem de seca, infestação de insetos, ou algum outro problema. O maior usuário dos dados NDVI é o Foreign Agricultural Service (FAS) do Departamento E.U. de Agricultura (USDA), que monitora a produção agrícola em todo o mundo com um foco na chave de 15 culturas, incluindo trigo, milho, soja e arroz. FAS estimativas de produção agrícola para determinar a taxa de mercado para produtos de base, o alicerce da economia nos países desenvolvidos e países em desenvolvimento. A Agência E.U. para o Desenvolvimento Internacional Famine Early Warning Systems Network (FEWS NET) usa NDVI como sua principal ferramenta para antecipar a escassez de alimentos e colheitas perdidas. FEWS NET fornece dados quase em tempo real para 20 países-Africano, bem como Guatemala, Haiti, Afeganistão, e sobre os riscos de fome base NDVI e complementar os dados ambientais. Os dados de satélite sozinho não pode curar o mundo da fome, diz Brown, mas sistemas como FEWS NET pode comprar momento crítico para os governos e organizações de ajuda a reagir quando as secas, as guerras, e infestações graves de pragas nos alimentos. NDVI tem-se revelado particularmente útil em alguns dos locais mais controversas do mundo. Em 2008, o FAS, FEWS NET, e uma série de outros parceiros NDVI utilizado para monitorar os rendimentos do trigo no Iraque e no Afeganistão através de uma seca persistente que levou aos piores rendimentos em uma década.
Mais perto de casa, NDVI é também utilizado em alguns estados, como base para um programa de seguro safra novela gerido pelo USDA. E é usada por pecuaristas no sudoeste americano, como parte da Faixa de Ver a "Rede de controle", para localizar as melhores áreas para o gado de forragens. Como solução para um mundo super-povoado e faminto As Nações Unidas projetam que a população da Terra irá ultrapassar 9 bilhões de pessoas até 2050, acima dos atuais 6,8 bilhões. Desde a década de 1990, os preços das commodities subiram e a quantidade de terra cultivada por pessoa caiu. O resultado: muitas comunidades pobres estão achando menos acesso aos alimentos cultivados localmente ao mesmo tempo que o abastecimento alimentar global estão aumentando. Já, os investigadores estimam que 30% das populações rurais dos países em desenvolvimento não têm acesso seguro à comida por causa da pobreza. Enquanto isso, os modelos sugerem que a mudança climática poderiam criar um El Niño, com efeito, no Oceano Índico que causa mais secas nas principais áreas agrícolas das Américas, África e Ásia. Tais achados, segundo Brown e outros, que preocupam-se com as áreas que já se debatem com falta de alimentos, podem causar enfrentamentos de problemas ainda mais graves no futuro. Mas eles também permanecem esperançosos que as ferramentas científicas e tecnológicas, como o NDVI podem fornecer informações importantes para nos ajudar a moderar o pior dos problemas. Melhorar os sistemas de previsão antecipadamente, pode ser tão importante na prevenção da fome como a melhoria das técnicas agrícolas e as políticas de ajuda alimentar para garantir um futuro sustentável.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Foto do Buraco na Camada de Ozônio na Antárctida

O buraco de ozonio anual, começou a desenvolver sobre o Pólo Sul no final de agosto de 2009, e 10 de setembro, parece que o buraco de ozônio de 2009 será comparável ao esgotamento do ozonio ao longo da última década. Esta imagem composta em 10 de setembro de 2009 retrata em unidades de concentrações de ozônio em Dobson , com roxo e azul representando déficites severos de ozônio. A imagem foi feita a partir de dados recolhidos por satélite a bordo Instrumento de Monitoramento de Ozônio da NASA 'Aura'. "Temos observado o buraco do ozonio novamente em 2009, e parece ser bastante média até agora", disse o pesquisador Paul Newman de ozônio da NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland. "No entanto, não saberemos por mais quatro semanas, como o buraco de ozônio deste ano vai se desenvolver plenamente." 16 de setembro marca o Dia Internacional para a Protecção da Camada de Ozônio, declarado pelas Nações Unidas, para comemorar a data em que o Protocolo de Montreal foi assinado para proibir o uso de substâncias que empobrecem a camada de ozonio, como os clorofluorcarbonos (CFCs). Cientistas estão monitorando o tamanho e a profundidade do buraco de ozônio com as observações do Instrumento de Monitoramento de Ozônio na nave espacial da NASA, 'Aura', o Experimento de Monitoramento Global de ozônio sobre o ERS da Agência Espacial Europeia -2 nave espacial, e o instrumento Solar de Reflexão Ultravioleta do National Oceanic and Atmospheric Administration NOAA-16 satellite de profundidade e da área do buraco de ozônio são reguladas pela quantidade de cloro e bromo na estratosfera da Antártida. Durante o inverno do sul, formam nuvens estratosféricas polares no extremo frio da atmosfera, de gases de cloro que reagem sobre a nuvem de partículas para libertação de cloro em um formulário que pode facilmente destruir o ozônio. Quando o sol nasce em agosto, após meses de escuridão polar sazonal, a luz solar aquece as nuvens e catalisa as reações químicas que destroem a camada de ozônio. O buraco de ozônio começa a crescer em agosto e atinge a sua maior área no final de setembro ao início das observações em Outubro. Recentemente vários estudos têm demonstrado que o tamanho do buraco do ozonio anual estabilizou e o nível de substâncias que empobrecem a camada de ozônio diminuiu de 4 por cento desde 2001. Mas desde que os compostos de cloro e bromo tenha vida longa na atmosfera, a recuperação do ozônio atmosférico não é susceptível de ser perceptível até 2020 ou mais tarde.Visite 'Ozone NASA' a página para ver imagens atuais, dados e animações do cada ano até à data atual.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

'Inimaginável' - Quanto o distante é realmente 'distante' ?

Ao longo de um ano, a estrela parece mover-se em uma elipse minúscula (ou um círculo) no céu. A estrela maior é, da Terra, menor é o círculo que aparece. Se o raio do círculo é tão pequeno que a partir da Terra parece span (valor entre o máximo e o mínimo) apenas um ângulo pequeno - um anúncio de 3600 um grau angular (segundo um "arco") - então a estrela é exatamente um parsec de distância. Um parsec corresponde a 3,26 anos-luz.
Escritores de Bonn, Alemanha (SPX) 15 de setembro de 2009
Falamos muitas vezes de "preços extremamente elevados 'grandeza astronômica' é uma forma comum de descrever tudo o que é extremamente grande. Por uma questão de fato, as unidades de medida são utilizadas no campo da astronomia que são muito maiores do que a escala que estamos acostumados na vida quotidiana. Por exemplo, a estrela mais próxima - Proxima Centauri - é de cerca de 40.000.000.000.000 km de distância. Este exemplo já mostra que a unidade de comprimento que estamos familiarizados com o kilometros, é totalmente inadequada para descrever as distâncias no Universo - mas quais unidades são mais adequadas? Bilhões e trilhões de quilômetros são apenas poucos passos de distância no espaço, e essas distâncias seria trazer-nos a apenas uma pequena parte do que é, para nós, o espaço observável. Portanto, no campo da astronomia, unidades especiais de comprimento são usadas, que se destinam a tornar mais fácil para comparar as distâncias no espaço. Dentro do nosso sistema solar, astrônomos geralmente distâncias estado como um múltiplo do raio médio da órbita da Terra em torno do sol. Esta "Unidade Astronômica" (UA) é 149.597.870.691 metros. Tornou-se amplamente utilizada, como vários métodos de medição fornecem seus resultados diretamente em unidades astronômicas e não em metros. O planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, é de 0,39 unidades astronômicas de distância do Sol, Júpiter é de 5,2 unidades astronômicas de distância e Netuno é 30,1 unidades astronômicas de distância. A distância até a Proxima Centauri é de cerca de 270.000 unidades astronómicas.
Dimensões utilizadas para o espaço - unidade astronomica UA , Ano-Luz e Parsec
A mais conhecida unidade de distância é o ano-luz. A distância que a luz viaja no vácuo em um ano cobre é 9.460.730.472.580.800 metros, ou cerca de 9,5 trilhões de quilômetros. A unidade ano-luz 'também indica o quão longe de volta ao passado, estamos olhando quando observamos objetos distantes cosmológicamente. Quando olhamos para o Sol (sempre com um filtro!), vemos como ele era em torno de 8,3 minutos atrás. A luz necessita de 4,22 anos para chegar até nós partindo de Proxima Centauri. Por outro lado, a unidade normalmente utilizada para distâncias entre as estrelas e galáxias é o "segundo de paralaxe", ou parsec (pc) para abreviar. Baseia-se a distância medida entre as estrelas que estão perto do sol. Como consequência da órbita anual da Terra em torno do Sol, a posição de uma estrela deste tipo parece mudar contra o pano de fundo fixo, longe de objetos. Isso é chamado de "parallax". Ao longo de um ano, a estrela parece mover-se em uma elipse minúscula (ou um círculo) no céu. A estrela maior é o da Terra, menor é o círculo aparece. Se o raio do círculo é tão pequena que a partir da Terra parece em span apenas um ângulo pequeno - um anúncio de 3600 um grau angular (segundo um "arco") - então a estrela é exatamente um parsec de distância. Um parsec corresponde a 3,26 anos-luz. A estrela Proxima Centauri tem o maior paralaxe, pois é mais perto da Terra e também do Sol do que qualquer outra estrela. Sua paralaxe é 0,772 segundo de arco, que corresponde a uma distância de cerca de 1,3 parsecs. A distância entre as galáxias é normalmente muitos milhões de parsecs e por isso é especificado no megaparsecs (Mpc).

Fevereiro de 2010 será o lançamento do CryoSat ESA

A Missão do gelo 'CryoSat' fornecerá dados para determinar a taxa exata das mudanças na espessura das camadas de gelo polares e do gelo marinho flutuante. Ele é capaz de detectar mudanças tão pequenas quanto 1,0 cm por ano. As informações do CryoSat levará a um melhor entendimento de como o volume de gelo da Terra está mudando e, por sua vez, uma melhor apreciação de como o gelo e o clima estão ligados.
Créditos da ESA - P. Carril por Escritores de Paris, França (SPX) em 15 de setembro de 2009.

Como membros da mídia visitarão IABG's spacecraft, o centro de testes na Alemanha para aprender mais sobre a missão da ESA-CryoSat e ver o satélite, uma data de lançamento do novo destino para 28 de fevereiro de 2010 foi anunciada. O adiamento, a partir da data de lançamento prevista de dezembro deste ano, é devido à limitada disponibilidade de instalações no local de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, que é particularmente ocupado no momento. Richard Francis, gerente de projetos da European Station Aeroespaciale 'ESA' para Cryo-Sat, comentou que "é evidente que estamos decepcionados com essa demora. O satélite já gastou mais de seis meses de armazenamento à espera de uma oportunidade de lançamento. Nós reiniciado as atividades de teste em abril na esperança de ter um funcionamento claro mas, infelizmente, agora vamos ter de colocar o satélite de volta em seu recipiente para mais alguns meses. Agora estamos replanejamento para se certificar de que toda a equipe está totalmente treinada e com o desempenho máximo no dia. Depois da decepção de perder o CryoSat original, antes mesmo tive a oportunidade de contato, estamos aguardando ansiosamente este lançamento. Só teremos de esperar por mais um tempo. "CryoSat será a terceira das missões da ESA Earth Explorer em órbita, na sequência da missão GOCE gravidade março, e a missão SMOS 'água', que está sendo enviado ao Cosmódromo de Baikonur, na Rússia esta semana para o lançamento em 2 de novembro. Desenvolvido em resposta direta às necessidades da comunidade científica, as missões Earth Explorer formam a ciência e elemento de investigação da Terra da ESA de observação do programa. O seu principal objectivo é melhorar a nossa compreensão de como funciona o sistema da Terra e do efeito que a atividade humana está a ter sobre os processos naturais da Terra, enquanto demonstra o avanço tecnológico nas técnicas de observação. Como os efeitos da mudança climática estão se tornando aparentes nas regiões polares, é cada vez mais importante para entender exatamente como os campos de gelo da Terra estão mudando. Durante alguns anos, os satélites Envisat, como foram o mapeamento da extensão da cobertura de gelo. No entanto, a fim de compreender como a mudança climática está afetando as regiões sensíveis, há uma necessidade urgente para determinar como a espessura do gelo está a mudar. Volker Liebig, diretor da ESA Programas de Observação da Terra, comentou que "a espessura do gelo e monitoramento de massa é fundamental para avaliar as mudanças climáticas. CryoSat será a nossa próxima missão Earth Explorer no espaço e estou orgulhoso que levou apenas quatro meses para a ESA e os seus Estados chegar a um acordo sobre a reconstrução da missão da ESA, o gelo após a perda do satélite original em 2005. " Durante a sua vigência, pelo menos, três anos, CryoSat entregará os dados que os cientistas precisam determinar exatamente como a espessura das camadas de gelo o quanto são grandes na terra e no gelo flutuando no oceano, que está mudando. Ser capaz de detectar alterações nestes dois tipos diferentes de gelo, define a missão CryoSat com um aparte: o gelo na terra pode ter até 5 km de espessura e gelo flutuando no mar apenas até um par de metros de espessura. O satélite carrega a primeira missão para todos os climas do radar altímetro de microondas, optimizado para detectar mudanças na elevação dos dois tipos de gelo. O principal instrumento é chamado SIRAL, abreviação de SAR Interferometric Radar Altimeter, ele tem duas antenas de radar e explora o processamento de abertura sintéticamente. A mídia está actualmente a beneficiar de uma visão particular do satélite CryoSat na sala vazia da IABG centro de testes em Ottobrunn, Alemanha. Ela terminou recentemente uma série de testes para demonstrar que os 720 kg de satélite, construído por Astrium GmbH, está pronto para o lançamento em órbita. CryoSat breve será embalado em preparação para envio ao Cosmódromo de Baikonur, em dezembro, onde será preparado para o lançamento no final de fevereiro.

A Rússia está para lançar um satélite meteorológico e revive sua capacidade de previsão

Arquivo de Imagem: Satélite meteorológico russo 'Meteoro'. por Escritores de Moscou, Rússia (RIA Novosti) em 15 de setembro de 2009.

A Rússia vai lançar um novo satélite meteorológico na terça-feira, iniciando o processo de restauração da capacidade do país em previsão meteorológica, a Agência Espacial Federal Roscosmos afirmou na segunda-feira. Atualmente, a Rússia ainda não possui satélites meteorológicos em órbita e utiliza os dados meteorológicos dos E.U. e agências de clima Europeu. A nova geração de Meteoro-M são satélite meteorológico e cinco satélites menores que será lançada a bordo do foguete portador Soyuz 2.1b do centro espacial de Baikonur, no Casaquistão. Meteor-M pesa cerca de 2.700 kg (6.000 libras) e tem uma vida útil de cinco anos. Ele entra em órbita a uma altitude de 830 km (515 milhas). O satélite foi projetado para coletar dados para a previsão do tempo, para monitorar a camada de ozônio da Terra e das condições de radiação na atmosfera superior, e para fornecer informações sobre os blocos de gelo para o transporte marítimo nas regiões polares. O satélite é o primeiro a realizar uma Severyanin "M" de radar, que opera na banda de onda de centímetros para fornecer todos as condições meteorológicas em volta do relógio de dados, independente da iluminação natural. A Rússia planeja colocar um meteoro Segundo-M um satélite em órbita, num futuro próximo para assegurar a recolha de dados meteorológicos independentes.

Fonte: RIA Novosti

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Canibalismo Galáctico

Astrônomos dizem ter identificado provas de 'canibalismo galáctico'. A Andrômeda continua se expandindo. Astrônomos canadenses sugerem que a galáxia Andrômeda, vizinha da Via Láctea, parece ter expandido por “canibalismo”, isto é, digerindo estrelas de outras galáxias.
Em um estudo publicado na edição mais recente da revista cientifica Nature, a equipe da Universidade de Western Ontário, no Canadá, mapeou a Andrômeda e afirmou que identificou restos de galáxias anãs absorvidas ou desmembradas. A equipe internacional de astrônomos utilizou um telescópio Canadá-França-Havaí para observar os arredores de Andrômeda, situada a 2,5 milhões de anos-luz da Via Láctea. O mapeamento realizado pela equipe foi o mais detalhado já feito da galáxia e revelou estrelas que, segundo os cientistas, não poderiam ter se formado dentro da Andrômeda por falta de densidade suficiente. A partir desta análise, os astrônomos sugerem que as estrelas só poderiam ter sido “engolidas” de galáxias anãs.


Modelo hierárquico
De acordo com a equipe, os resultados “confirmam os princípios de base do modelo hierárquico de formação de galáxias”. O modelo prevê que galáxias grandes devem ser cercadas por restos de galáxias menores consumidas pela maior. Segundo a astrônoma Pauline Barmby, uma das autoras do estudo, o padrão da órbita das estrelas identificadas pela equipe revelou a origem das mesmas. “A Andrômeda está tão perto que podemos mapear todas as estrelas”, disse ela à BBC.
“Quando observamos um grupo de estrelas tão distantes e com a mesma órbita, sabemos que elas não estiveram lá sempre”, afirmou.


Aproximação
A equipe identificou ainda uma fila de estrelas da galáxia chamada de Triângulo que estaria se aproximando da Andrômeda, o que pode significar que estas podem estar “alimentando” a galáxia vizinha. Segundo o astrofísico Scott Chapman, da Universidade de Cambridge, também envolvido na pesquisa, “as duas galáxias podem se fundir completamente”. “Ironicamente, a formação das galáxias caminha lado a lado com a destruição delas”, afirmou. De acordo com o astrofísico Nickolay Gnedin, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, o estudo canadense mostra “a arqueologia galática em ação”.