Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cientistas anunciam lâmpada barata e superflexível

O diodo orgânico de emissão de luz OLED’s podem ser aplicados em diversas superfícies. A lâmpada comum pode estar com seus dias contados depois que cientistas norte-americanos desenvolveram uma nova forma de produção de luz. O diodo orgânico de emissão de luz (cuja sigla em inglês é OLED) é capaz de emitir uma luz brilhante quando abastecido com uma fonte de eletricidade, mas o diodo não esquenta como as lâmpadas comuns, dura mais e gasta menos energia. O material também produz uma luz que é mais parecida com a luz solar do que aquela produzida pelas lâmpadas atuais. “Esperamos que a descoberta nos leve para materiais com maior durabilidade e mais econômicos do que os atuais”, disse o professor Mark Thompson, da University of Southern Califórnia, um dos responsáveis pelo artigo publicado na revista científica Nature. O potencial comercial do diodo também é vasto, uma vez que ele pode ser usado em lâminas muito finas, o que abre a possibilidade de transformar paredes, tetos e até móveis em fontes de luz.
Pesquisando novos materiais
O novo material explora as propriedades de polímeros de carbono que produzem luz branca e que já são usados em alguns telefones celulares e aparelhos de MP3. Para chegar ao novo material, os cientistas sobrepuseram camadas de plástico com tinturas vermelha, verde e azul. A luz é produzida quando a corrente elétrica passa por eles. As tentativas anteriores de se produzir o diodo falharam porque eles produziam pouca luz e porque a tintura azul fosforescente usada até então tinha uma vida útil muito curta. O novo polímero usa uma tintura azul fluorescente, que dura muito mais e produz mais energia. Os cientistas acreditam que este material possa vir a ser 100% eficiente, capaz de converter toda a energia utilizada em luz, sem o desperdício com aquecimento que é associado com as lâmpadas comuns. Capaz de ser aplicado em plástico ou vidro, o OLED poderia criar grandes áreas de iluminação com um custo relativamente baixo. O desafio da pesquisa agora é o de conseguir encontrar uma forma de isolar o diodo, uma vez que o material é extremamente sensível e deixa de funcionar com a mínima contaminação.
Invenção centenária
As lâmpadas tradicionais foram inventadas há mais de 130 anos e a idéia se desenvolveu muito pouco desde então. Uma corrente elétrica passa por um filamento de tungstênio, causando um aquecimento e produção de energia luminosa. Hoje, mais de 20% da eletricidade usada em edifícios dos Estados Unidos é perdida no aquecimento dessas lâmpadas tradicionais. Cientistas trabalham na pesquisa de materiais para diminuir a demanda de energia há muito tempo.
Comunidades Isoladas
Cabe aqui enfatizar que a Energia Solar é uma importante fonte de energia elétrica para as comunidades isoladas que tem o seu consumo bastante reduzido, alguns kilowatts são suficientes para suprir as suas necessidades básicas de algumas lâmpadas, um chuveiro, um rádio, e uma geladeira. As lâmpadas do tipo OLED são revolucionárias na sua concepção, porém falta divulgação quanto às suas vantagens, cabe aos governos apresentar em feiras e seminários a sua aplicabilidade, caso contrário o seu conhecimento ficará restrito aos meios científicos e universitários. Sem contar que existem fortes interesses econômicos para manter as lâmpadas incandescêntes no mercado de forma indefinida. A Engenharia tem soluções para os problemas sócio-ambientais, o problema é quebrar as barreiras de interesse econômicos e os vícios culturais. Soluções das questões sócio-ambientais existem, porém precisam de menos oratória e mais soluções de proveta, mais soluções de prancheta.